ASTERH | Assessoria Técnica em Recursos Humanos

Blog

Brasil registra baixa na força de trabalho

Recentes dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) revelaram que apenas 62 em cada 100 brasileiros com mais de 14 anos estão empregados ou em busca de trabalho. Essa queda na taxa de participação, que antes era de 63,6% em dezembro de 2019, caiu para 56,7% em julho de 2020, coincidindo com o período da pandemia.

22/02/2024

Embora medidas como restrições sanitárias e programas de auxílio financeiro possam ter influenciado essa diminuição, a tendência persiste mesmo com a recuperação de muitos desses efeitos. Especialistas apontam que fatores culturais, econômicos e individuais desempenham papéis complexos nessa dinâmica.

Apesar do mercado de trabalho mostrar sinais de aquecimento, com mais de 100 milhões de brasileiros empregados e uma taxa de desemprego de 7,8%, a mais baixa desde 2015, a queda na taxa de participação sugere desafios. A menor disponibilidade de trabalhadores pode impactar negativamente o crescimento econômico do país, apesar de facilitar a busca por emprego para os que estão ativamente procurando.

Outro ponto de preocupação é a disparidade de gênero na participação no mercado de trabalho, com apenas 52 mulheres para cada 72 homens dispostos a trabalhar. Essa diferença é mais acentuada do que em países de renda mais alta, como os da América do Norte e da União Europeia.

Para resolver essas questões, especialistas sugerem investimentos na formação de trabalhadores e políticas públicas de apoio às mulheres, especialmente aquelas que precisam conciliar trabalho e cuidados com os filhos. A longo prazo, melhorar o acesso à educação básica é visto como fundamental.

Aumentar a participação feminina no mercado de trabalho não só impulsionaria a economia, mas também poderia ajudar a controlar a inflação, reduzindo a pressão sobre os salários e os preços dos serviços. Medidas para ampliar a oferta de mão de obra são consideradas essenciais para garantir a estabilidade econômica a longo prazo.

Fonte: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/02/17/taxa-de-participacao-no-mercado-de-trabalho-segue-abaixo-do-pre-pandemia.ghtml

Compartilhe