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A FORÇA DO ENGAJAMENTO COLETIVO

01/01/2015

O engajamento da equipe traz diversos benefícios para a empresa. Os funcionários passam a trabalhar melhor e se mostram comprometidos com o futuro do negócio. Como resultado do aumento da eficiência, a companhia cresce e as vantagens atingem todos. O ambiente interno permanece positivo, enquanto os desejados ganhos salariais se transformam em realidade. Entretanto, fazer com que os colaboradores vistam a camiseta não é uma tarefa das mais simples.

Um ponto crucial é aproximar o quadro funcional, desde a base da pirâmide, do centro das estratégias da organização. Manter os colaboradores bem informados das decisões, além de permitir a contribuição deles no processo, reforça a imagem de empresa democrática. Em um cenário transparente, com diálogo constante entre os líderes e demais setores, há uma probabilidade muito maior de que todos se sintam responsáveis pelos resultados.

Fazer com que todos os setores tenham o mesmo comprometimento com a missão da organização é uma tarefa árdua. O primeiro passo é criar uma estratégia para implementar ações que contemplem a totalidade dos colaboradores; o segundo, segui-la à risca.

Os caminhos para o engajamento

Conheça as dicas mais usadas para elevar o moral da equipe:

  • Faça os colaboradores compreenderem a importância de transformar um projeto desafiador em realidade. Estipule metas individuais e coletivas, para que todos conheçam as expectativas da empresa.
  • Motive, sempre com mensagens e exemplos positivos. O importante é criar um ambiente confortável e seguro, em que todos sintam confiança no cumprimento das metas.
  • Valorize a colaboração de todos. Elogiar o esforço, a postura e o resultado individual aproxima os líderes dos funcionários e estimula as atitudes positivas.
  • As críticas são importantes, mas tenha cuidado para não expor uma pessoa perante o grupo. A conversa deve ser sempre individual, de preferência em local neutro.
  • Saiba recompensar o esforço e os resultados conquistados. Recompensas e incentivos podem ser uma maneira de manter o engajamento, porém jamais faça promessas que não possa cumprir.

Fonte: Revista Bens & Serviços – Junho/2013

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