A ASTERH presta assessoria técnica em Recursos Humanos desde 1985, com atuação em Bento Gonçalves e região, buscando a recolocação de profissionais no mercado de trabalho.

Área Restrita

Notícias

  1. Facebook
  2. Twitter

VITRINE DIGITAL, PERFIL CORRETO PODE FAZER A DIFERENÇA NA CONQUISTA DE EMPREGO

01/01/2015

A análise de perfil do candidato na internet é uma das ferramentas utilizadas na seleção de candidatos. Ponderação e bom senso são estratégias que podem ser usadas nas redes sociais pelos candidatos.

Confira abaixo dicas para se dar bem:

EU SEI O QUE VOCÊ FEZ NOS VERÕES PASSADOS

É comum entre profissionais de recursos humanos fazer uma checagem sobre as informações do candidato nas mídias sociais. Mas algumas companhias estão indo além e investigando os rastros digitais dos potenciais funcionários. Nos Estados Unidos, há empresas especializadas em analisar tudo o que os candidatos a uma vaga falaram e fizeram nos últimos sete anos. A partir disso, a companhia entrega um dossiê à contratante com todas as informações possíveis, positivas (destaques profissionais e trabalhos voluntários ou negativas.

JOGO INVERSO

Assim como o recrutador utiliza as redes sociais para pesquisar sobre o candidato, aqueles que estão à procura de vaga também podem usar as ferramentas de busca a seu favor. Saber mais sobre o entrevistador pode ser boa estratégia para se sair melhor na entrevista. Descubra qual a função dele na empresa, sua formação e informações mais detalhadas, como, por exemplo, os trabalhos anteriores. Mesmo que não seja utilizado de maneira direta, isso vai garantir saber mais sobre o recrutador, assim como ele conhece você.

NA VITRINE

Valorize sua presença na rede

  • Mantenha o perfil atualizado. Participar de curso de especialização ou melhorar a fluência em outro idioma não ajuda a impulsionar a carreira se não houver registro de maneira adequada.
  • Procure estar nas redes em que as empresas e profissionais da sua área estão presentes.
  • Publique e compartilhe artigos relacionados à sua área. Isso demonstra que você está antenado ao que ocorre no mercado.
  • Mantenha somente as informações necessárias e relevantes. Mas não esqueça de especificar programas e idiomas eu domina.
  • Trate bem o português. Um resumo conciso e bem escrito da trajetória profissional pode chamar a atenção positivamente.
  • Cuidado na escolha da fotografia. Imagens muito pessoais, como férias na praia, por exemplo, não são recomendadas;
  • Invista no networking online.
  • Pro atividade também é bem vista no ambiente virtual. “Curtir” a página da empresa no Facebook ou “seguir” no Twitter líderes empresariais e companhias contam pontos a favor.

QUEIMANDO O FILME

Cuidados para não exagerar

  • Não ter um perfil em redes sociais é como estar invisível aos recrutadores.
  • Tome cuidado com tipos de fotos e comentários que publica. Opiniões polêmicas e críticas sociais desmedidas podem desqualificar o candidato.
  • Não invente ou aumente suas qualificações e experiência.
  • Fotografias particulares devem ser evitadas mesmo em redes de uso mais pessoal.
  • Não exagere. Adicionar o recrutador em redes sociais consideradas mais particulares pode parecer invasivo. Procure fazer o contato por meio de redes profissionais.

 

Fonte : Zero Hora, 17/03/13 (Place, Orienta , RSA)

 

Notícias

  1. 20/08/2018 VOCÊ CANDIDATO! SEUS DADOS JÁ ESTÃO ATUALIZADOS NO ESOCIAL?
  2. 05/10/2017 PROFISSÕES QUE DEVEM SUMIR DO MAPA ATÉ 2025,
    E OUTRAS QUE ESTARÃO EM ALTA
  3. 04/05/2016 TER UM EMPREGO OU TER UMA CARREIRA?
    A DIFERENÇA ESTÁ NO PROPÓSITO!
  4. 02/12/2015 COMO ADEQUAR EMPRESAS E ESCRITÓRIOS À GERAÇÃO Z
  5. 26/11/2015 7 ORIENTAÇÕES PARA UM REPOSICIONAMENTO ADEQUADO

Veja o histórico completo