A ASTERH presta assessoria técnica em Recursos Humanos desde 1985, com atuação em Bento Gonçalves e região, buscando a recolocação de profissionais no mercado de trabalho.

Área Restrita

Notícias

  1. Facebook
  2. Twitter

FALTA DE TEMPO: O MAL DO SÉCULO

01/01/2015

Vivemos em um tempo de excessos, com muitas demandas, informações e complexidade. Constantemente lidamos com o conflito entre prazer e dever. Desejamos dar conta de tudo, mas devemos ter a consciência de que isso é impossível. É preciso escolher, afinal, tudo na vida é uma questão de prioridades. É óbvio que marido ou esposa, filhos e chefe querem dedicação integral, porém, não há como obedecer a todos, é preciso optar, a cada momento, qual o papel exercer.

A alta carga de trabalho, em detrimento da saúde, família ou convívio social, é uma escolha. Porém, há ainda os que trabalham por imposição social, porque se sentem obrigados. Se as pessoas encarassem o trabalho apenas como uma fonte de renda para sobreviver, não se preocupariam tanto e apenas cumpriam os horários acordados. Uma dedicação maior só se justifica em duas alternativas: o trabalho é visto como um valor moral, cujo cumprimento traz satisfação e orgulho, ou responde a uma necessidade de consumo e de acumulação. Nada contra essas escolhas, desde que elas sejam feitas cientes de suas conseqüências. O problema é que muitos se entregam ao trabalho como se não tivessem escolha.

O equilíbrio ideal varia de pessoa para pessoa e, para uma mesma pessoa, varia ao longo da vida. De qualquer maneira, não se trata de uma questão de quantidade de tempo dedicado a cada lado, mas sim da qualidade desses momentos. E o tempo mais bem aproveitado é aquele em que se está totalmente presente de corpo e alma. Temos que reconhecer que dar conta de tudo é uma expectativa irreal e não sofrer com isso. A insatisfação faz parte do processo de realização. É preciso encarar cada demanda como uma oportunidade, mas para a qual podemos dizer sim ou não.

Fonte: Revista Ser Essencial / ABRH-RS, Setembro / Outubro de 2012, p.13.

Notícias

  1. 20/08/2018 VOCÊ CANDIDATO! SEUS DADOS JÁ ESTÃO ATUALIZADOS NO ESOCIAL?
  2. 05/10/2017 PROFISSÕES QUE DEVEM SUMIR DO MAPA ATÉ 2025,
    E OUTRAS QUE ESTARÃO EM ALTA
  3. 04/05/2016 TER UM EMPREGO OU TER UMA CARREIRA?
    A DIFERENÇA ESTÁ NO PROPÓSITO!
  4. 02/12/2015 COMO ADEQUAR EMPRESAS E ESCRITÓRIOS À GERAÇÃO Z
  5. 26/11/2015 7 ORIENTAÇÕES PARA UM REPOSICIONAMENTO ADEQUADO

Veja o histórico completo