A ASTERH presta assessoria técnica em Recursos Humanos desde 1985, com atuação em Bento Gonçalves e região, buscando a recolocação de profissionais no mercado de trabalho.

Área Restrita

Notícias

  1. Facebook
  2. Twitter

COMO LIDAR COM EMOÇÕES NO TRABALHO

01/01/2015

Especialistas são unânimes ao afirmar que é muito difícil separar a vida pessoal da profissional, mas também concordam ser possível aprender a gerenciar os impulsos para driblar as adversidades que surgirão ao longo de sua carreira.

Para o profissional não acabar explodindo com um colega, destratando o chefe ou tendo uma crise de choro em plena reunião com clientes, a psicóloga Ana Maria Rossi, diretora-presidente da Internacional Stress Management Association (Isma-BR), explica que o autocontrole dessa emotividade é o primeiro passo para atitudes intempestivas.

No momento em que a pessoa identifica de onde vem seu ímpeto de agressividade ou de hipersensibilidade, pode racionalizar e usar isso a seu favor. Essa é a diferença entre resistência e resiliência.

Na prática, percebe-se o desequilíbrio dos sentimentos quando um profissional não sabe se posicionar frente às situações adversas de forma madura e assume um comportamento passivo, agressivo ou dissimulado (veja quadro abaixo), explica Vera Martins, diretora da Assertiva Consultores e autora dos livros Seja Assertivo! E Tenha Calma.

Já o profissional que sabe administrar as emoções, torna-se bem resolvido e maduro. Ele usa as técnicas da comunicação assertiva para expressar seu desconforto e acertar as relações com chefes e colegas, propondo novas alternativas de relacionamento saudável – completa Vera.

Perfil de Risco no Ambiente de Trabalho

O PASSIVO fica quieto, engole sapos e concorda com tudo para evitar conflitos, ou seja, reprime as emoções negativas dentro de si.

O AGRESSIVO reage com irritação e impaciência com situações que o incomodam e, às vezes, de tanto engolir sapos, perde a calma e reage com explosões de raiva e respostas depreciativas, expondo a si e o outro.

O DISSIMULADO tenta disfarçar o desconforto das emoções negativas guardadas, boicotando trabalhos e pessoas, utilizando-se da ironia e do sarcasmo para acertar as contas com os outros. E o pior, acerta com a pessoa errada, no momento errado e de forma errada.

Fonte: Zero Hora - 27/05/2012

Notícias

  1. 05/10/2017 PROFISSÕES QUE DEVEM SUMIR DO MAPA ATÉ 2025,
    E OUTRAS QUE ESTARÃO EM ALTA
  2. 04/05/2016 TER UM EMPREGO OU TER UMA CARREIRA?
    A DIFERENÇA ESTÁ NO PROPÓSITO!
  3. 02/12/2015 COMO ADEQUAR EMPRESAS E ESCRITÓRIOS À GERAÇÃO Z
  4. 26/11/2015 7 ORIENTAÇÕES PARA UM REPOSICIONAMENTO ADEQUADO
  5. 29/10/2015 SAIBA COMO SE VESTIR PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

Veja o histórico completo